quinta-feira, 23 de abril de 2020

I "whale" always love you mom

Quando fizeres um quilt para o teu pai...
Tens que fazer um quilt para a tua mãe, claro!
E já agora, a combinar, para ficarem bonitos na sala, cada um com o seu.
Assim, continuamos com as mesmas duas colecções de tecidos Hearty Good Wishes & Botanique nos azuis e laranjas, usados no do meu pai, mas desta vez com o bloco Bear Paw do Sewalong da Caroline Critchfield do site SewCanShe . Foram usados em ambos alguns florais da Botanique não fotografados, mas que poderão apreciar no trabalho final



O quilting ou acolchoamente, consiste em costurar unidas três camadas, sendo duas exteriores de tecido e uma de material de enchimento no meio, conhecido como manta de enchimento.
No meu caso, o enchimento é 100% algodão, mas existe uma variedade enorme de materiais, desde o sintético às fibras naturais de lã e outros de origem vegetal.
O avesso pode ser uma peça única de tecido, ou um patchwork com as sobras dos tecidos usados na frente, sem um cuidado particular de organização, já que será o avesso ou a parte não visível.
Pessoalmente gosto também de dedicar uma atenção especial a esta camada "avesso", fazendo uns blocos extra para dar alguma continuidade ao tema e colocar uma "assinatura" , se possível com um pouco da história do quilt.
A técnica de quilt é muito antiga e costumava ser totalmente manual embora nos nossos tempos sejam por norma feitos à máquina.
Um quilt feito com materiais de boa qualidade pode durar gerações


Três camadas (tecido, manta de enchimento e novamente tecido) mantidas unidas por alfinetes, para serem costuradas ao mesmo tempo.




Retira-se a tracção, baixando-se os dentes de costura da máquina e assim, a máquina deixa de puxar o tecido quando se carrega no pedal, ficando em modo free-motion, dando liberdade de movimento a toda a peça.
 A costura acontece quando em simultâneo, se carrega no pedal fazendo com que a agulha se movimente para cima e para baixo enquanto manualmente fazemos deslocar o conjunto a costurar.



 Desenhar com um lápis, desloca-se o lápis ao longo do papel

No free-motion, desenha-se, imaginando que temos um lápis fixo e que teremos de deslocar o papel, tentando seguir um traçado imaginário ou préviamente marcado.



 O problema começa quando se faz um quilt de maiores dimensões, que não caiba na "garganta" da máquina de costura doméstica.
 Não esquecer que para ser "desenhado" todo o conjunto de tecidos e manta de enchimento tem  que circular e contornar todo aquele espaço à volta da agulha.
Sim... por vezes é um desespero e o desenho sai ainda mais... tipo desenho infantil :D



Estas luvas...
São imprescindiveis, com os seus pontinhos de borracha aderentes, ajudam a puxar "a folha de papel" enquanto se desenha.

Hum... um dia chego lá!!!!

E agora...
Deixemos a parte técnica e passemos para a parte criativa.
Por vezes é uma epifania, outras...
nada que vem à ideia nos entusiasma...
Quando recebi o desafio do bloco Bear Paw (pata de urso), enquanto fazia o bloco, tentava perceber onde iria acabar, pois o desafio iniciava-se com a aprendizagem do bloco, mas seguia-se um mês para a utilização do mesmo, em um trabalho final, de um qualquer numero de blocos desde a unidade.
Quando terminei o bloco e vi aquela enorme pata de urso, identifiquei de imediato... a minha mãe!
Uma ursa, pronta para o que fôr, em defesa das suas crias...
Sem duvida alguma o tema do quilt, seriam as pegadas, da mãe ursa e das suas crias!
E como integrar a pegada de urso nos padrões de baleias dos tecidos ?

Em inglês, baleia é whale,  e subitamente recordei-me da brincadeira com o trocadilho fonético em inglês de "will" e "whale",  na frase I will always... assim surgiu o nome para o quilt urgente, que me faltava, para a minha mãe:  

I "whale" always love u mom


 



O avesso...






Mom's Hoya carnosa / Flor-de-Cêra da minha mãe









Sim, este foi loooongo!
Obrigada pela visita e pela paciência em ver até aqui.
Se gostou deixe a sua mensagem, se não gostou, também o pode dizer.
Até breve!


2 comentários:

  1. Uiii, trabalho complicado, esse�� e claro está, o produto final ficou muito bonito.
    Parabéns pelo trabalho, mas também, por toda a criatividade usada para o dedicares á tua mãe ��
    Uma pata de urso??? CLARO, a minha mãe ������
    E o “ whale “ encaixa na perfeição, é uma questão de emoções!
    Muito bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah!
      Obrigada Stela, por passares e deixares o comentário.
      Como qualquer mãe, "Não se metam com as minhas crias"!
      Beijinhos amiga.

      Eliminar